sexta-feira, 5 de julho de 2013

Falando um pouco de Nutriçao


mutricao2-276338-5

1. Tome café da manhã.
Quando você fornece energia para o corpo antes da primeira hora que saiu da cama, o corpo entende que é hora de começar a funcionar, e é aí que  você estimula o metabolismo a funcionar! Além disso, você vai sentir menos fomeao longo do dia, parece batido, mas realmente você não vai se sentir “no direito” de abusar no almoço “só porque pulou o café da manhã”. Essa definitivamente não é uma boa troca. Por quê? Porque você não ativou seu metabolismo antes, ou seja, ele ainda está lento e com a glicemia lá em baixo… chega a hora do almoço e você manda carboidrato, proteína e gordura de montão, o corpo não dá conta de metabolizar tudo, você acaba armazenando de forma muito mais eficiente, além de que isso irá gerar pico de insulina o que significa: gordura abdominal.
2. Se alimente a cada 3 horas.
Existem teorias que tentam provar o contrário, mas ainda não existe artigo algum que me faça acreditar que deixar de comer a cada 3h possa fazer bem para o corpo. Fazer uma pequena refeição a cada 3h é importante. Não qualquer refeição, e sim uma pequena e rica em fibras e proteína. Por quê? Pois ajuda a regular a fome (lógico), acelera o metabolismo (afinal, o corpo está tendo que trabalhar o dia todo para digerir estes pequenos lanches) mas, o mais importante: mantém estáveis os níveis de Insulina vs. Glucagon estáveis – hormônios que tem tudo-a-ver com o ganho / perda de peso. Excesso de açúcar no sangue (ou seja, uma refeição pobre em fibras, rica em açúcar ou uma refeição completa após muitas horas sem comer) favorece a secreção de Insulina, o que favorece a entrada de energia (açúcar) para dentro das células mas e aí, você não gasta… ou seja, esse excesso vira gordura! O segredo é manter os níveis de Insulina saudavelmente baixos e estáveis.
3. Consuma proteína em todas as refeições.
A proteína é o macro nutriente que gasta mais calorias para ser digerido ou seja, funciona como os alimentos termogênicos, pois ao mesmo tempo que te nutri, ela dá trabalho para o corpo ao ter que quebrar a proteína em aminoácidos e aí, além de acelerar o metabolismo, você ainda está alimentando os seus músculos: o que o corpo vai usar como energia será a gordura, e não a nossa massa magra conquistada e suada na academia!
4. Coma frutas, verduras ou legumes em todas as refeições.
Esses alimentos são os que eu chamo de reguladores. Pelo simples e óbvio motivo de que eles realmente regulam o nosso organismo. Como? Vitaminas, minerais e fibras. Os alimentos fonte de macro nutrientes (carboidrato, proteína e gordura) até tem suas vitaminas e tal… mas nada se compara à concentração encontrada nas verduras, frutas e legumes! Para o corpo funcionar direito, não dá pra viver só de “Frango e Batata Doce” (nada pessoal casal rsrs –clica aqui !!!) precisamos de salada, folhas, verduras, legumes e muitas cores! As frutas são ricas em vitaminas, mas fazem parte do grupo dos carboidratos pois são ricas em açúcar ou seja: Deixe para algum lanche enriquecido com fibras e proteína ou para o pós treino, ok?
5. Adicione gorduras saudáveis na sua dieta.
Chega de ter medo de gordura! As castanhas, amêndoas, pasta de amendoim, peixes, azeite e abacate são mais do quesaudáveis! Além de diminuírem processos inflamatórios no organismo (obesidade é um deles!) ainda fornecem energia, diminuem o mau colesterol, elevam o bom, são antioxidantes, melhoram a pele, unha, cabelo, visão, funcionamento do intestino, regulação dos hormônios sexuais (sim, testosterona para ganhar músculo, para afiar a libído…) e claro, melhora a memória pois facilita a transmissão das informações entre os neurônios, tá bom ou quer mais? rs
6. Beba água.
A mais clichê e verdadeira de todas: beba água. Não só para ter uma pele linda e hidratada… não! Além de todos os benefícios estéticos da água, temos também os benefícios para a saúde que vão desde a hidratação do trato gastro intestinal, melhora o trânsito intestinal, melhora a digestão, ajuda a distribuir todos os nutrientes e micro nutrientes que o nosso corpo precisa, regula a pressão arterial, melhora o hálito (hehehe) e ainda evita aquela sensação de “fome” o tempo todo que pode sim, ser sede. Além de diminuir a retenção de líquidos e melhorar a celulite, ufa!
Beijos,
Marina

Nenhum comentário:

Postar um comentário