terça-feira, 13 de setembro de 2011

Clareamento Dental Caseiro





O clareamento dental caseiro é a forma mais utilizada para fazer um branqueamento dos dentes, pois oferece vantagens, é mais barato que os clareamentos dentais profissionais com a conveniência de fazer o clareamento no conforto da sua casa.
Apesar do sucesso dos clareamentos dentais caseiros é preciso olhar com atenção antes de comprar um para garantir que você esteja obtendo um produto de qualidade de forma a ter um bom resultado de clareamento e a não danificar os seus dentes.

Vamos agora ver os passos típicos envolvidos no clareamento caseiro dos dentes para que voce tenha o melhor resultado possível.

 O clareamento dental caseiro oferecido por um dentista pode ser feito com gel de peróxido de carbamida a 10% ou a 16% ou com peróxido de hidrogênio a 7,5% ou 9,5% .
É importante que você siga as instruções específicas do sistema que está a utilizar.

Moldeiras de clareamento



Apesar de não serem incorporados em todos os sistemas de clareamento dental caseiro, as moldeiras personalizadas, proporcionam grandes vantagens, pois ajudam a maximizar os efeitos do clareamento e  minimizam o potencial de efeitos secundários.
Estas moldeiras são feitas através de uma impressão ou moldagem executada por um dentista. É feita uma moldagem para a dentição superior e outra para a dentição inferior.
Assim, o laboratório dental produzirá os modelos de gesso e as moldeiras de clareamento vão ser criadas diretamente sobre os modelos, para garantir uma forma perfeita.
As moldeiras de clareamento são transparentes e maleáveis.

Aplicar o Gel de Clareamento nas Moldeiras

        
Fazer o clareamento dental caseiro é simplesmente aplicar o gel nas moldeiras, colocar na boca, limpar excessos e manter a mesma durante o tempo indicado.
Na maioria dos casos os clareamentos caseiros para utilização com moldeiras são géis espessos baseados em peróxido , embalados em pequenas seringas .

Como é Aplicado o Gel de Clareamento?




Para minimizar a quantidade usada em cada aplicação de gel clareador, o gel só deve ser posto na parte da moldeira que toca na frente dos dentes. Depois do gel  ter sido colocado na moldeira, ela é inserida na dentição e normalmente algum gel em excesso escapa para a gengiva. Para minimizar a irritação das gengivas limpar o excesso de gel com o dedo ou com a escova de dentes (depois disso lave as mãos ou limpe a escova de dentes).

Há uma forma mais rápida de ver resultados?

O tempo de tratamento pode ser reduzido com a utilização de um gel de clareamento com uma concentração mais elevada de peróxido. A desvantagem da concentração mais elevada é o aumento dos efeitos secundários.
Qualquer tipo de gel de clareamento, com concentração alta ou baixa, vai produzir o mesmo tom de clareamento no final do tratamento. A única diferença é que um demora mais tempo do que o outro.

Quando fazer um clareamento dental caseiro?

Muitas pessoas optam por fazer o clareamento dental durante a noite enquanto dormem.
A vantagem disto é que a quantidade total de gel utilizada e o número de tratamentos vão ser mínimos. Isto porque cada aplicação do gel de clareamento dental vai ficar tempo suficiente para o efeito completo.
Os tratamentos de clareamento dental caseiro feitos à noite são especialmente efetivos para as pessoas que tem manchas nos dentes mais resistentes.

Como muitos géis de peróxido de carbamida têm seu efeito após 4 horas ou mais, encurtar o tempo das sessões de clareamento é um desperdício de gel e isso irá aumentar a quantidade aplicações necessárias para atingir os resultados .

Atualmente existem géis a base de peróxido de hidrogênio que podem ser utilizados durante o dia , pois permitem uma sessão de 30 à 45 minutos, tempo satisfatório para se permanecer com as moldeiras sem muitos inconvenientes durante o período diurno.

Leia as intruções específicas do sistema de clareamento dental caseiro que está utilizando ,pois cada sistema tem a sua fórmula e características específicas e tem o seu protocolo específico.

Há vários fatores que determinam o protocolo de utilização de um tipo de clareamento dentário. Estes incluem o tipo de peróxido, a concentração e o pH do produto. Devido a estes fatores não se pode assumir que todos os géis de clareamento dental caseiro são equivalentes e utilizados da mesma forma.

Ajuste a duração das sessões ao seu nível de conforto

É verdade que ao maximizar o tempo de exposição ao clareador teremos resultados mais rápido. Apesar disso também é verdade que os tempos de exposição mais longos aumentam a probabilidade de sentir efeitos secundários como a sensibilidade dentária e a irritação das gengivas.
Por isso não é recomendado utilizar o clareamento dental durante mais tempo do que o permitido.

Mas você tem a opção de utilizar menos tempo. Menos exposição significa que o processo de clareamento vai levar mais tempo e que vai necessitar de mais produto. Mas se reduzir o tempo de exposição (tempo de tratamento mais curto ou pular certas sessões) voce terá menos efeitos secundários .

Monitorar o Progresso do Clareamento Caseiro

       

Uma das vantagens de fazer o clareamento dental caseiro em seu dentista é que ele vai fazer consultas de rotina para ver como está o seu progresso e tratar de quaisquer efeitos secundários. Seu dentista vai perguntar-lhe se sentiu alguns efeitos secundários e se sim, ele vai recomendar formas de resolver e atenuar o problema.
Os tratamentos de clareamento dental são continuados até você e o seu dentista estarem satisfeitos com a mudança de cor que ocorreu, ou até ao ponto de não haver mais clareamento. Depois de avaliar o seu progresso o dentista pode dar-lhe mais gel branqueador se for necessário.

Finalização dos Clareamentos Dentais Caseiros



Uma vantagem de envolver o seu dentista no processo de clareamento dental é que ele pode ajudar a determinar o momento de parar . Tipicamente há um ponto em que se atinge uma cor de dentes agradável ou um ponto onde parece que já não há efeito de clareamento.
Depois do clareamento dentário estar finalizado há um período de aproximadamente 2 semanas em que a cor dos dentes pode voltar um pouco atrás até estabilizar. Somente após ocorrer a estabilização seu dentista poderá começar o processo de substituição de restaurações ou próteses.

Quanto tempo dura um clareamento dental caseiro?

O período de tratamento necessário para um clareamento dental caseiro varia dependendo de vários fatores como a concentração do peróxido e o tipo de manchas existentes. Algumas alterações de côr de dentes são mais resistente que outras.
As manchas de tetraciclina azul ou cinzenta e a fluorose castanha tem a reputação de serem mais difíceis e requerem tratamentos mais extensos.
Os dentes amarelados por causa de alimentos, bebidas, tabaco e pelo processo de envelhecimento, tal como fluoroses leves são mais fáceis de se conseguir o resultado desejável.
Na maioria dos casos os pacientes que se encontram no último grupo vão ter 90% dos resultados num período de duas semanas .
Apesar de poder ser necessário um tratamento mais longo chega-se ao ponto final do clareamento (altura em que mais clareamento já não se nota) depois de cerca de 6 semanas de tratamento.

Longevidade dos Resultados do Clareamento Dental





O efeitos do clareamento dental tem durações variadas, mas na maioria das vezes a cor “satisfatória” pode permanecer de um a três anos.
Um estudo concluiu que 42% das pessoas que fizeram um clareamento dentário ainda estavam satisfeitas com a cor dos seus dentes 7 anos depois.

Tratamentos de Retoque São Necessários?

Existem vários fatores que causam as manchas e a descoloração dos dentes. Depois de fazer um clareamento dentário este processo vai continuar.
As pessoas com uma exposição alta a agentes cromogênicos como o café, chá, colas e tabaco vão necessitar de um tratamento de reforço. Possivelmente de 6 em 6 meses. Para pessoas que tem uma exposição menor às substâncias que causam manchas não serão necessários retoques com tanta frequência.
Em comparação com o clareamento inicial , o retoque é um processo mais fácil e menos demorado .

Vale a pena lembrar que as moldeiras de clareamento não devem ser descartadas para que se possa fazer os retoques sem ter que refazê-las.

2 comentários:

  1. Deize existem vários produtos clareadores no mercado...alguns são muito bons...outros nem tanto...estou publicando esta semana um estudo sobre o efeito dos clareadores sobre a dentina e o esmalte dentais...vale a pena conferir!!!!!
    Na dúvida não use nada!!!!!
    Abraços,

    ResponderExcluir
  2. Olá gostaria de saber quanto tempo dura uma bisnaga de gel clareador, acho que estou colocando demais kkk

    ResponderExcluir