terça-feira, 9 de agosto de 2011



Hepatite delta, ou Hepatite D, doença infecciosa viral, contagiosa, causada pelo vírus da hepatite delta ou HDV (é um vírus RNA, que precisa do vírus B para que ocorra a infecção), podendo apresentar-se como uma infecção assintomática ou sintomática e nestes casos até mesmo com formas graves de hepatite.
Pode ser transmitida junto com o vírus da Hepatite B (ao mesmo tempo), e neste caso é considerada uma coinfecção. Geralmente o prognóstico é benigno ocorrendo completa recuperação, e a evolução para a forma crônica é rara; ou um paciente crônico de hepatite B, se contamina com o vírus D, ocorrendo assim uma superinfecção. Ainda que pouco frequente a forma fulminante da hepatite ocorre em maior proporção, quando o vírus delta esta presente. Na superinfecção o prognóstico é mais grave, geralmente evoluindo para cronicidade também da hepatite D, podendo haver dano hepático severo com a evolução rápida e progressiva para dano hepático.
É importante destacar que prevenir a Hepatite B também previne a Hepatite D, porem somente em relação à coinfecção. Não há vacinas específicas para o vírus D, para por exemplo, proteger indivíduos  que já são crônicos para Hepatite B- contra uma superinfecção.
Prevenção- As mesmas para Hepatite B
A distribuição no mundo ainda necessita de maiores dados. Estima-se que 5 a 10% dos pacientes crônicos estejam também infectados para Hepatite D, o que nos faz pensar em números próximos a 20 milhões em todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário