domingo, 29 de julho de 2012

Cirurgia Plástica Gengival


Diversos fatores podem comprometer o sorriso, a auto-estima e a qualidade de vida de uma pessoa. A retração gengival e o “sorriso gengival” lideram a lista dos defeitos que mais incomodam os pacientes.
Nos casos de “sorriso gengival” os dentes parecem pequenos, pois há excesso de gengiva sobre eles e o método corretivo é a Gengivoplastia.
Nas retrações gengivais as raízes dos dentes ficam expostas, causando hipersensibilidade e fazendo com que os dentes se mostrem mais longos que o normal e o método corretivo é o Recobrimento Radicular.
Estas são técnicas cirúrgias que visam especialmente a devolução da beleza, portanto são classificadas como cirurgias plásticas periodontais.

Gengivoplastia


A gengivoplastia é um dos procedimentos cirúrgicos de maior impacto, pois melhora drasticamente a aparência do sorriso.
Nela o excesso de gengiva é removido na busca do padrão estético ideal. Quando sorrimos, até 3 milímetros de gengiva devem despontar entre o lábio e os incisivos centrais, acima disto o sorriso torna-se anti estético.
Este procedimento é simples e executado em consultório, sob anestesia local.

Não podemos esquecer que não é somente o excesso de gengiva que causa esta exposição exagerada . Há casos onde há discrepâncias no crescimento dos ossos da face e sua correção somente é alcançada com a cirurgia ortognática. 


Recobrimento Radicular


O procedimento indicado para corrigir as retrações é o Recobrimento Radicular .
Nesta técnica utiliza-se o enxerto de tecido conjuntivo ou os substitutos de tecido conjuntivo, como o Mucograft.
Com o enxerto há um ganho em altura e volume gengivais que, além de cobrir as raízes expostas, diminui a sensibilidade, previne cáries pois recobre a dentina que é mais suscetível que o esmalte. 
O maior ganho porém é a melhora da estética do sorriso.


Um comentário:

  1. Obrigada pelas informações de gengivoplastia. Estava procurando sobre gengivoplastia a algum tempo.

    ResponderExcluir