sábado, 4 de agosto de 2012

Síndrome de Eagle

Processo Estilóide do Osso Temporal
O processo estilóide é uma projeção óssea que se origina na porção timpânica do osso temporal. O aumento do processo estilóide ou a ossificação do ligamento estilohióideo pode originar uma série de sintomas como disfagia, odinofagia, dor facial, otalgia, cefaléia,dor facial,dor na garganta agravada pela deglutição e relacionada com dor no ouvido do lado do processo estilohióide prolongado; redução da salivação; náusea;e sensação do corpo estranho na garganta . Outras condições a serem consideradas no diagnóstico diferencial de dores são terceiros molares retidos ou impactados, desordens têmporo-mandibulares (DTM),nevralgias diversas (inclusive trigêmio) e síndrome da artéria carótida.
Importância e Região anatômica
Esse processo serve de ponto de partida para os ligamentos estilo-hióideos. Cada um de dois ligamentos, um de cada lado do corpo, que se estendem do osso temporal ao osso hióide. O processo estilóide é uma projeção óssea que se origina na porção auditiva do osso temporal.

Patologias associadas
O aumento desta ou a ossificação do ligamento estilohióideo pode originar uma série de sintomas como disfagia, odinofagia, dor facial, otalgia, cefaléia, zumbido e trismo. Este conjunto de sintomas associado à presença do processo estilóide alongado é conhecido como Síndrome de Eagle. O diagnóstico do Sindrome de Eagle, resultante do alongamento do processo estiloide, é difícil. A maioria dos clínicos gerais não tem experiência no seu diagnóstico e acaba por atribuir a outras causas os sintomas descritos. Exames radiológicos nem sempre são conclusivos, se não forem específicos para investigação desta doença. Não raras vezes, os doentes com Síndrome de Eagle são encaminhados ao Psiquiatra, por não se encontrar causa provável para os sintomas que descreve...

A síndrome de Eagle é caracterizada pela calcificação do ligamento do estilo-hióide que causa a limitação dos movimentos cervical e dores intensas na região. Origina-se na porção timpânica do osso temporal, ântero-medialmente ao processo mastóideo, situando-se entre as artérias carótidas interna e externa, servindo de inserção aos músculos: estilohióideo, estiloglosso e estilofaríngeo, e dando origem a dois ligamentos, estilomandibular e estilo-hióideo. Medialmente ao processo estilóide encontram-se os nervos cranianos glossofaríngeo, vago e acessório; já o nervo facial,situa-se lateralmente através da glândula parótida. A síndrome de Eagle é a mais importante causa de nevralgia secundária do glossofaríngeo. Ocorre principalmente na idade adulta e nas mulheres, sendo a dor seu sintoma principal; Raramente os sintomas são observados em indivíduos com menos de 30 anos. O diagnóstico é eminentemente radiográfico e médico; O tratamento nos casos menos severos é feito com analgésico. A doença pode ser tratada por cirurgiões-bucomaxilofaciais e os cirurgiões de cabeça e pescoço, pois na maioria dos casos os tratamentos clínicos não são eficientes e o tratamento cirúrgico pode causar as seqüelas indesejáveis.
Geralmente, confundida com outras disfunções tais como: alterações das articulações temporomadibulares ( DTM ).

Um comentário:

  1. Gostaria de enviar um exame de panôramica,para que olhassem e me informar, se eu tenho essa sindrome?
    pois sinto todos esses sintomas

    ResponderExcluir