A Organização Mundial da Saúde (OMS) está elaborando uma série de eventos com o intuito não somente de informar, mas de levar as pessoas a tomarem atitudes pró-ativas: realização testes para detecção do vírus, tomar a vacina para Hepatite B (e A quando disponível), participação de debates, busca de tratamentos e prevenção, tomar medidas para evitar a propagação da doença.
Segundo a OMS, uma a cada três pessoas já se infectou pelo vírus da hepatite B (cerca de 2 bilhões de pessoas), e uma em doze (cerca de 500 milhões de pessoas em todo o mundo) sofrem da forma crônica da doença (hepatite B ou C). No Brasil os dados são escassos mas estima-se que entre 1 a 3 milhões de pessoas estariam convivendo com a forma crônica – a maioria delas sem saber da sua condição.
Apesar da Hepatite uma das doenças infecciosas de maior prevalência e com possibilidade de ter formas graves hepatites B e C são responsáveis por 78% dos casos de câncer hepático – a maioria das pessoas desconhece a sua importância o que torna a sua prevenção ainda mais difícil.
FAÇA A SUA PARTE!
O teste para Hepatite B e C é o primeiro passo.
É gratuito e disponível pelo SUS.
Você já fez o seu?
Nenhum comentário:
Postar um comentário