terça-feira, 3 de julho de 2012

Mucograft - uma alternativa aos enxertos gengivais





Porque são necessárias alternativas aos enxertos de tecido mole?

Nos últimos anos a crescente sensibilização quanto à importância da estética dental levou os profissionais da odontologia a se preocuparem não só com dentes e suporte ósseo para estes e os implantes, mas principalmente com a qualidade e quantidade de tecidos moles ao redor destes devido sua grande participação na manutenção da saúde e estética bucal.
Antes das matrizes, o que tinhamos em mãos eram apenas os enxertos autógenos ( removidos do próprio paciente ) geralmente da região palatina. Embora técnicas cirúrgicas avançadas tenham sido criadas para reduzir drasticamente o desconforto pós-operatório, ainda assim tinhamos duas áreas operadas, a região doadora e a receptora.




A matriz colágena Geistlich Mucograft, é uma excelente alternativa, pois beneficia tanto os pacientes quanto os profissionais cirurgiões, por ser um produto pronto a ser aplicado elimina a necessidade de remoção de tecido do próprio paciente, reduzindo assim o tempo cirúrgico , a possibilidade de complicações e minimizando dor pós-operatória.

O que é Geistlich Mucograft?

Geistlich Mucograft é uma matriz colágena 3D altamente biocompatível. Ela integra-se de forma natural e harmônica ao tecido do paciente, permitindo o recobrimento radicular quando há recessões gengivais ou a regeneração eficaz do tecido queratinizado.
Ela foi desenvolvida tomando como modelo o enxerto gengival livre. Sua estrutura permite uma estabilização imediata do coágulo sanguíneo, o que permite a vascularização precoce, facilitando a penetração de células de tecido mole e uma excelente integração da matriz 3D ao tecido circundante.

Todos os resultados que comprovam a eficácia da matriz Geistlich Mucograft são baseados em evidências clínicas e científicas. Centenas de tratamentos foram documentados por mais de 150 profissionais, o que resultou em orientações técnicas precisas para o seu  uso .

Porque é uma alternativa excelente aos cirurgiões?

Por ser um produto industrializado é muito mais fácil de ser manuseado do que os enxertos de tecido mole.
Ao ser removido da embalagem pode ser colocado imediatamente sobre o defeito, podendo também ser recortado adaptando-se perfeitamente à área receptora.
Fácil de suturar, pois possue uma estrutura externa compacta, permitindo sutura resistente à tração.
Seu maior diferencial portanto está na disponibilidade ilimitada e qualidade constante, o que propicia cirurgia única para solucionar casos extensos.

Porque é uma excelente alternativa para os pacientes?

Como já foi dito, a ausência de área doadora reduz significativamente a dor pós-operatória, além de propiciar cirurgias mais rápidas e otimização da cicatrização dos tecidos moles  em situações de ferida aberta.
A cor e a estrutura natural do tecido mole é mantida conseguindo assim um tratamento efetivo e altamente estético.






Indicações 

Ganho de tecidos moles ao redor dos dentes, quando da presença de retações gengivais e exposição radicular, comumente associada a hipersensibilidade detinária.
Aumento da largura de tecido queratinizado ao redor de restaurações protéticas e de implantes possibilitando a manutenção da saúde por facilitar a qualidade de higiene oral.

Um comentário: