Vamos falar sobre um assunto que causa muitos constrangimentos na convivência social e por isso mesmo é muito difícil de ser tocado.
Primeiro devemos que saber que pessoas que são portadoras de Halitose nem sempre sabem que são!!!!!
Isso ocorre porque o olfato é suscetível à grande adaptação.
Quando somos colocados à exposição de um cheiro muito forte podemos ter a sensação de ser muito intenso, mas dentro de pucos minutos esse cheiro não é mais percebido.
Sendo assim as pessoas são incapazes de avaliar sua propria halitose.Segundo precisamos saber o que é Halitose!!!!
A Halitose é o nome científico do mau-hálito, é uma anormalidade do hálito, onde há liberação de substâncias de odor desagradável. É também sintoma de problemas de origem local, geral, sistêmica e/ou emocional, prtanto é um sinalizador de que algo não está bem em nosso organismo.
O halito é todo o ar expelido pelos pulmões e que pode sair pela boca ou por outras cavidades aéreas como nariz,seios paranasais e faringe. Isto é importante, pois a halitose embora tenha sua origem em cerca de 90% dos casos na cavidade bucal, esta pode ter outra origem e somente seu dentista poderá avaliar cada caso em particular.
O normal é o halito humano ser inodoro ou ligeiramente perceptível pelas pessoas a uma distância social.
Existe uma halitose fisiológica que ocorre pela manhã . Ela ocorre porque durante nosso sono a produção de saliva esta reduzida a níveis minimos , o que gera o acúmulo de celulas descamadas da mucosa bucal que não sofreram o processo natural de lavagem. Estas irão sofrer o processo de putrefação, causando o odor desagradável.
Há também o fato de permanecermos um longo período sem a ingestão de alimentos o que diminui os níveis de glicose no sangue e deixa o hálito com odor cetônico.
Outra forma fisiológica da halitose é o odor causado pela ingestão de algum item específico da dieta como álcool, cebola e alho. Esta condição é transitória e geralmente bem controlada com uma boa higiene bucal diferente da Halitose patológica que é muito mais intensa e persistente.
Alguns cuidados para se evitar a halitose são:
1. manter as gengivas saudáveis, pois alterações gengivais são causa comum de halitose,
2. fazer a limpeza da língua, imprescindível para a remoção de células mortas descamadas,
3. fazer limpeza profissional pelo menos 1 X ao ano, para manter a saúde e detectar de maneira precoce alterações bucais.
Importante salientar que os enxaguatórios bucais não tratam a Halitose .
Eles apenas irão mascarar o odor por poucos minutos.
O correto é o uso do fio, escova e pasta dental ,raspadores linguais e somente após a higiene completa utilizar os enxaguatório como complemento .
Nenhum comentário:
Postar um comentário