segunda-feira, 14 de março de 2011

Combatendo a cárie com açúcar!!!!!! Xilitol



Pesquisadores apontam o xilitol como uma opção adequada para substituir a sacarose, um açúcar cujo consumo excessivo vem provocando vários problemas de saúde, destacando-se a cárie e a obesidade. O xilitol é um pentol empregado há muitos anos como adoçante em cremes dentais, soluções bucais, gomas de mascar e pastilhas, com efeitos de controle e prevenção de cárie. Vários estudos têm indicado que o xilitol pode ser efetivo na prevenção da cárie. Esse aspecto cariostático é destacado pela incapacidade de muitas bactérias da placa dental fermentar o xilitol, princi-palmente Streptococcus mutans, levando a uma redução de micro-organismos cariogênicos. A redução do acúmulo da placa pode ser atribuída à capacidade do xilitol diminuir a proporção de polissacarídeos insolúveis e aumentar a proporção dos solúveis tornando a placa menos adesiva.

Mascar chicletes adoçados com xilitol é a mais nova estratégia para o combate à cárie. Ao contrário do sorbitol e do manitol, adoçantes não cariogênicos e não calóricos já utilizados nos chicletes em substituição à sacarose, o xilitol possui uma ação direta sobre os agentes da cárie, principalmente o mais perigoso deles, a bactéria Streptococcus mutans. As bactérias precisam gastar uma grande quantidade de energia para absorver o xilitol, e mesmo assim, não conseguem metabolizá-lo. Assim, acabam intoxicadas.


Estudos também indicam que o xilitol pode ser efetivo na prevenção da cárie pela capacidade de interação com o mineral do esmalte, reduzindo a desmineralização do dente. Embora seja por mecanismos diferentes, pesquisadores mostraram que o xilitol contribui para a remineralização do dente de similar magnitude com o íon fluoreto. Atribui-se também ao xilitol a propriedade anticariogênica, pelo estímulo do fluxo salivar (efeito tampão), cuja composição de cálcio e fosfato induz a remineralização.


Referência..................................................

Arends J, Smites M, Ruben JL, Chirstoffersen J. Combined Effect of Xylitol and Fluoride on Enamel Demineralization in vitro. Caries Res 1990; 24:256-257.

Mäkinen KK, Söderling E.
The relative ability of simple carbohydrates to form Ca-complexes in vitro. J Dent Res 1982; 61:208.

Tuompo H, Meurman J, Loutnatma K, Linkola J. Effect of xylitol and other carbon sources on the cell wall of S. mutans. Scand J Dent Res 1983; 91:17-23.

Nenhum comentário:

Postar um comentário