Hoje o assunto será a erosão dentária, que assim como a cárie compromete a saúde bucal.
Somente na atualidade este assunto vem despertando o interesse dos pesquisadores e dos clínicos devido ao aumento significativo de pacientes apresentando este tipo de problema.
A erosão, assim como a cárie ,é um processo progressivo de destrição dentária, caracterizada pela perda do tecido mineralizado dos dentes ( esmalte e dentina ).
Ela é provocada pela ação de ácidos , que neste caso não é produzido pelas bactérias e sim provenientes de bebidas e/ou alimentos ou ainda originados no próprio organismo ( ácido gastrico ).
Ela acontece devido a ingestão de bebidas ácidas, tais como refrigerantes, bebidas energéticas, sucos de frutas naturais e industrialaizados, podendo-se dizer que é considerada um problema de saúde da sociedade moderna decorrente de hábitos alimentares inadequados.
Importante ressaltar que a erosão dentária é resultado do contato frequente do ácido dos alimentos e/ou bebidas com a superfície dentária, portanto mais importante que a quantidade é a frequencia da ingestão destes alimentos .
Um fato importante a ser lembrado é que tanto os dentes permanentes quanto os dentes decíduos ( de leite ) podem sofrer esta alteração.
Nas crianças a erosão surge após a administração frequente de sucos de frutas , através de mamadeira, o que aumenta o tempo de contato da bebida com a superfície dos dentes.
Nos adolescentes é devida a ingestão excessiva de refrigerantes e energéticos, que na maioria das vezes , são utilizados para substituir a água.
Outro grupo bastante afetado são os esportistas que ingerem excesso de bebidas energéticas /isotônicas para repor água e eletrólitos perdidos durante as atividades esportivas.
Estas bebidas podem causar erosão tanto na forma normal quanto na diet ou light
Pessoas que vomitam com frequencia apresentam erosão dentária ,pois o suco gástrico que volta pela boca é muito ácido, por isso atenção especial deve ser dada a pessoas que apresentam anorexia e bulimia nervosas.
As precauções para se evitar a erosão dentária seriam diminuição da ingestão de alimentos e /ou bebidas ácidas ou quando ingerí-las adicionar alimentos ricos em cálcio ,como queijo para neutralizar a acidez.
Pacientes que apresentam vomitos frequentes devem ser encaminhados ao médico para a solução dos problemas relacionados.
O tratamento se divide em preventivo e restaurador.
O tratamento preventivo se baseia no diagnóstico precoce, aconselhamento de dieta e monitoramento. Isto muitas vezes é suficiente para tratar de forma bem secedida e prevenir a progressão das lesões.
O tratamento restaurador é difícil, oneroso e requer acompanhamento constante e nem sempre surte o efeito desejado de conter a progressão das lesões.
Assim, o consumo racional de alimentos e /ou bebidas ácidas é essencial desde a infância e deve ser mantido durante toda a vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário