Um estudo realizado na FOP-UNICAMP e no Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA) revela que o uso do extrato de Mentha ssp., conhecido popularmente como hortelã, demonstra potencial antimicrobiano contra cepas (conjunto de uma mesma espécie de bactérias) de Candida, principalmente a albicans, patógeno que pode ser encontrado na cavidade bucal.
A Candidíase ou Candidose é uma infecção comum em homens e mulheres, e é causada por espécies de Candida, juntamente com a imunodeficiência do hospedeiro.
Por ser um microrganismo comensal (espécies que se associam numa relação em que uma delas recebe benefício sem prejuízo para a outra), cerca de 30% a 50% das pessoas o possuem em sua cavidade bucal sem evidência clínica de infecção.
Como resultado dessa infecção complexa entre hospedeiro e microrganismo, essa doença é capaz de variar desde o leve envolvimento da superfície mucosa (notada na maioria dos pacientes) à uma doença fatal, de maneira disseminada naqueles imunodeprimidos.
A Candidose pode tambem ser observada agregada a valvulas cardíacas e cateteres.
A literatura já demonstrava atividade antimicrobiana de algumas espécies de Mentha contra a levedura bucal Candida albicans. Diante da resistência apresentada por essas leveduras aos antifúngicos disponíveis no mercado (as drogas mais utilizadas na boca são a Nistatina e o Fluconazol e para as Candidoses sistêmicas, forma mais grave da doenca,a Anfotericina B ) , a equipe de pesquisadores testou a atividade antimicrobiana da Mentha contra C.albicans e ,ainda, avaliou sua citotoxicidade.
As análises apontam para a possibilidade do óleo de Mentha ser utilizado como agente antimicrobiano em potencial.
Importante salientar que esses patógenos são muito mais sensíveis ao antimicrobiano quando "soltos" ( em sua forma planctônica ) quando comparados com com a forma "agregada" , unidos uns aos outros no biofilme ( placa bacteriana) quando exercem mais facilmente sua ação biológica, daí a importância de se manter uma boa higiene bucal.
Quanto a citotoxicidade em células epiteliais, o óleo essencial de Mentha mostrou ação antimicrobiana com seletividade positiva para Candida.
Isso sinaliza para uma maior segurança dessas frações , com grande potencial para uso futuro como medicamento.
Fonte: Jornal APCD - novembro 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário