A regeneração das estruturas periodontais perdidas ainda é o maior desafio no tratamento periodontal. As técnicas regenerativas atualmente conhecidas além de não devolverem a morfologia original do periodonto são também técnicas pouco previsíveis.
O desenvolvimento do Straumann® Emdogain baseia-se num avanço significativo em termos de conhecimento da biologia básica do desenvolvimento dos dentes, designado por proteínas de matriz de esmalte, um complexo de proteínas nativas que desempenham um papel determinante no desenvolvimento dos tecidos de suporte dos dentes. Sendo composto por diversas proteínas, que se juntam para criar esta matriz, o Straumann® Emdogain serve de agente mediador na formação do cimento na raiz do dente em desenvolvimento, providenciando uma base para todos os tecidos necessários a uma fixação efetivamente funcional.
Efeitos a nível celular
Ao imitar os processos biológicos de desenvolvimento natural dos dentes, o Straumann® Emdogain forma uma matriz extra-celular tridimensional insolúvel. Esta matriz permanece na superfície da raiz durante 2-4 semanas e permite a colonização seletiva, a proliferação e a diferenciação das células.
Indicações
Uma indicação ao uso de Endogain seria nas cirurgias de recobrimento radicular , pois além de devolver ao paciente a estética do sorriso por recolocar a margem gengival em sua posição original, este procedimento proporciona a reparação de todas as estruturas perdidas como o cemento radicular, o osso alveolar e as fibras do ligamento periodontal permitindo um resultado duradouro , o que não se observava com outros procedimentos até então utilizados para essa finalidade.
O Endogain é também altamente indicado para procedimentos regenerativos periodontais com consequente redução da bolsa periodontal pela formação de novo tecido ao redor dos dentes.
A bolsa periodontal é a consequencia da perda das estruturas periodontais de suporte atráves de uma infecção provocada pela atividade de microorganismos presentes na placa bacteriana ( Biofilme ).Os pacientes que apresentam doença periodontal possuem bolsas periodontais de leves à severas e que podem causar um sério impacto sobre a saúde bucal e geral.
A reconstrução do periodonto é uma das mais modernas e promissoras terapias da odontologia. A utilização de barreiras (membranas) com ou sem enxertos ósseos e do Emdogain é uma maneira eficaz de prover o periodonto de suas estruturas originais, isto é de cemento, ligamento periodontal e osso alveolar, diminuindo assim a profundidade das bolsas periodontais .Como consequencia teremos maior firmeza e saúde dentária