segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Estética na Odontologia





A beleza dos dentes se harmoniza com a face e com a personalidade do indivíduo 
A odontologia brasileira tem se destacado cada vez mais no cenário mundial ao praticar procedimentos e técnicas cientificamente previsíveis para devolver saúde, função e estética ao indivíduo. A estética é um fator determinante no sucesso das reabilitações odontológicas, e está inserida na cultura brasileira como um critério importante de demanda e avaliação, baseado em características que mimetizam aquilo que é naturalmente belo. Certa vez, o famoso cirurgião plástico Ivo Pitanguy declarou: “A beleza eu não sei definir, mas sempre que a vejo, sei percebê-la”.

Na natureza, existem algumas regras de proporção e de simetria que determinam um equilíbrio dinâmico, frequentemente traduzido em beleza. O equilíbrio não exige necessariamente a simetria - que é apenas a maneira mais elementar de se conseguir equilíbrio. A experiência visual é dinâmica, e transferida ao cérebro a partir do ato de visão e da percepção das relações espaciais entre os objetos e/ou figuras visualizados. Nas composições equilibradas, há uma relação de combinação entre tamanhos, proporções e direções; as figuras se “prendem” umas às outras de tal modo que suas posições permanecem imutáveis e cada uma delas é necessária para a compreensão do conjunto. Isso acontece no sorriso – composto por dentes, gengiva e lábios, e inserido em um complexo conjunto anatômico – a face.


A chave do sucesso das reabilitações odontológicas é alcançar proporções adequadas entre os elementos que compõem o sorriso (dentes, gengiva e lábios), harmonizando-os com a face e com a personalidade do indivíduo e buscando resultados muito próximos do que seria natural. O desrespeito às características naturais pode implicar em visuais plásticos e artificiais, facilmente percebidos como desagradáveis aos olhos de quem vê. Dentes longos em indivíduos idosos, ou muito claros, lábios com contorno excessivo, tudo isso compromete o conceito de biomimética, que é a imitação do que é natural.    
Dentro desse contexto, é importante identificar os resultados funcionais e estéticos possíveis de acordo com o caso clínico apresentado pelo paciente, considerando as limitações técnicas, biológicas e econômicas antes do início do tratamento. Definir metas e estratégias previamente ao tratamento odontológico pode ser decisivo para o sucesso na construção de sorrisos equilibrados.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário