A agência norte americana Centers for Disease Control and Prevention ( CVC ), focada em saúde pública realizou pesquisa durante o ano de 2011 – já publicada no Journal of Periodontology – que confirma que os homens são menos pró-ativos na manutenção da saúde de dentes e gengivas.
A pesquisa que incluiu exames bucais e foi feita com 800 participantes indicou que as mulheres possuíam menor incidência de placa dental, cálculo e sangramento durante a sondagem, fatores que podem ser usados como marcadores da doença periodontal.
Esse resultado ainda indica que os homens costumam procurar o profissional quando o problema, seja cárie, doença periodontal ou câncer bucal, já está em estágio mais avançado, com sintomas mais graves.
Assim, é necessário conscientizar os pacientes masculinos sobre a importância da prevenção, além de que é possível ter doença periodontal, por exemplo, e não apresentar sinais de alerta.
Tradicionalmente, os homens já são conhecidos por darem menos atenção à importância das consultas médicas e odontológicas constantes e de outros cuidados preventivos, mas, além disso, esse grupo é mais tendencioso a ter vícios e hábitos ruins.
A prevalência de fumantes é de 18,1% entre a população masculina, enquanto que entre a feminina é de 12%.
Apesar de o tabagismo ter diminuído entre os homens, eles ainda fumam mais.
Outro problema é o consumo de álcool, mulheres apresentam maior prevalência de abstinência - 59%, enquanto que os homens bebem mais frequentemente - 39% deles bebem pelo menos 1 X por semana, os quais 11% bebem diariamente.
Outro índice mostra que 26% dos homens adultos consomem álcool de forma abusiva, enquanto que esse número entre as mulheres é de 9 %.
O cigarro, as drogas e as bebidas alcoólicas favorecem o crescimento do risco de lesões cancerígenas de boca além de serem importantes fatores de risco para as doenças periodontais.
Dados do Instituto Nacional do Câncer ( INCA ) confirmam que esta é uma doença que acomete mais o grupo masculino.
O diagnóstico precoce é muito importante, e o cirurgião dentista tem papel fundamental nisto, pois podem detectar as primeiras possíveis lesões do tumor – feridas que não cicatrizam em uma semana, ulcerações indolores que podem sangrar e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal.
Homens são mais propensos a desenvolver o câncer bucal e outras complicações desta cavidade por serem mais negligentes que as mulheres nos cuidados bucais. Além disso, eles abusam dos hábitos nocivos como fumar e beber em excesso, o que repercute na boca e saúde geral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário