quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Tabagismo X Doença Periodontal X Tratamento com Implantes


Como um número crescente de pacientes recebe implantes para substituir dentes perdidos devido à periodontite, surge um questionamento sobre se um histórico de periodontite afeta os resultados do implante e se o efeito do tabagismo deve ser considerado em relação à perda do implante.

Estudos foram efetuados para avaliar a associação do cigarro e a história de periodontite tratada nos pacientes reabilitados com implantes para verificar a sobrevida e sucesso do implante, a ocorrência de peri-implantite e a perda óssea marginal.

Os estudos mostraram maior risco de peri-implantite em pacientes com história de periodontite tratada comparado com aqueles sem um histórico de periodontite .

O fumo foi encontrado como um fator de risco significante para resultados adversos de implante. Enquanto a maioria dos estudos relatou taxa de sobrevida dos implantes variando de 80% a 96% em fumantes, a maioria dos estudos encontrou taxas de sobrevida significativamente menores do que em não fumantes.

Existe um risco aumentado de peri-implantite em fumantes comparado com não fumantes e a combinação de um histórico de periodontite tratada e fumo aumenta o risco de fracasso do implante e perda óssea peri-implantar.A relação entre o fumo e a periodontite já é um assunto bem estabelecido. Os fumantes têm maior risco de progressão de periodontite. Como pacientes com história de periodontite podem também ser fumantes, análises multivariadas são requeridas para avaliar apropriadamente esses fatores de risco com implante.

Fonte: Heitz-Mayfield LJA, Huynh-Ba G. History of treated periodontitis and smoking as risks for implant therapy. Int J Oral Maxillofac Implants 2009;24(Suppl):39-68.

Nenhum comentário:

Postar um comentário