Estética Bucal no Convívio Social do Idoso
A estética, embora subjetiva, é considerada um requisito importante nas relações sociais.
A procura pela beleza é justificada pela necessidade de integração social do indivíduo de maneira agradável, por elevar sua auto-estima e proporcionar-lhe satisfação. Sendo o sorriso um elemento de destaque no indivíduo, as características qualidade e beleza do mesmo exercem grande poder de atração, tornando-o um objeto de constante avaliação.
Neste contexto, a população idosa ainda é marcada pelo estigma da falta de dentes, grande quantidade de cáries, doença periodontal e uso de próteses totais.
A saúde bucal é considerada precária para a maior parte dos idosos . Além disso, muitos não estão satisfeitos com a aparência do seu sorriso e com sua condição de mastigação, por isso deixam de comer com familiares e de se encontrar com amigos por esse mesmo motivo.
Mais do que, simplesmente, preocupar-se com a saúde, os idosos precisam de uma autopercepção positiva de sua estética bucal, para não manifestarem sentimentos de inferioridade ou dificuldades no convívio social gerando problemas de reclusão e depressão, com todas as suas consequencias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário