terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Hipersensibilidade Dentinária

A Hipersensibilidade Dentinária é sem dúvida nenhuma uma das maiores queixas dos pacientes nos dias atuais.
Ela é decorrente de vários fatores e alguns deles tem se destacado:

1. ingestão de bebidas com PH baixo ( refrigerantes - Coca-Cola, sucos de frutas ácidas - laranja, limão ,sucos artificiais - clight, isotônicos- Gatorade)
2. Refluxo gastroesofágico e bulimia
3. Escovação traumática e uso de cremes dentais abrasivos

Estes causam a descalcificação e consequente erosão da dentina com abertura dos canalículos dentinários, permitindo a passagem de estimulos nervosos aos nervos que estão no interior dos dentes .


A hipersensibilidade dentinária pode ser tratada  de várias formas, dependendo do nível de comprometimento da dentina. Nos casos onde há leve erosão ou apenas exposição dentinária uma nova tecnologia ( pro-arginin  - Colgate )  vem sendo utilizada com resultados altamente satisfatórios, pois veda os canaliculos proporcionando alivio imediato e duradouro .O uso de soluções fluoretadas ajudam a aumentar a resistência dos dentes ao ataque dos ácidos e  também a diminuir a sensibilidade.



Nos casos mais avançados é necessário restaurar a região que sofreu erosão com restaurações de resinas compostas que irão reestabelecer a estrutura e solucionar o problema de sensibilidade.

A diminuição da ingestão de bebidas e alimentos ácidos é preconizada ,assim como a utilização de escovas dentais extra macias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário